As suas emoções atrapalham o seu trabalho?

As pessoas pensam que estar emocionalmente fora de controle é gritar constantemente ou chorar à menor provocação. Mas a falta de autocontrole emocional assume muitas formas

por: Daniel Goleman

A cena: Justin, o chefe regional de vendas de uma empresa de suprimentos para animais de estimação, apresenta um novo produto para Alice e sua equipe, compradores de uma grande rede de varejo. Justin termina e, assim que ele vai embora, Alice se vira para sua equipe e diz: “Qual era o problema dele? Ele quer que nossas lojas vendam seus produtos ou não? Planejamos essa reunião há um mês e ele está nos tentando nos convencer há um ano. Mas ele parecia estressado e não tinha entusiasmo. E ele não tem o entendimento mais básico de nossos objetivos e do que nossos clientes querem. Eu não acho que avançaremos nisso.”

Justin não percebeu que estava perdido, mas Alice pôde ver que algo estava errado.
Aqui está o que antecedeu essa apresentação sem graça: Justin estava enfrentando uma tempestade de mudanças de pessoal e uma crise de recall de um produto diferente. Faltava duas semanas para o lançamento de um novo produto, e o planejamento para o evento de lançamento estava seriamente atrasado. Muita coisa tinha de ser feita e as pessoas que normalmente lidavam com várias tarefas não estavam disponíveis. Ele estava sobrecarregado.

Tentando dar conta da longa lista de tarefas por fazer, Justin começou a entrar em pânico, e uma das maneiras em que isso ficou evidente foi em seu desempenho atrapalhado nessa reunião.

Quando o autocontrole emocional está ausente

Muitas vezes, as pessoas pensam que estar emocionalmente fora de controle é gritar constantemente ou chorar à menor provocação. Mas a falta de autocontrole emocional assume muitas formas. A incapacidade de Justin de controlar sua ansiedade a respeito do planejamento do evento é apenas uma manifestação de um líder que não sabe lidar com estresse e transtornos.

O Autocontrole Emocional é uma Competência-chave no meu Modelo de Competência de Liderança Emocional e Social. Líderes habilidosos nesta Competência podem gerenciar suas emoções e manter a mente clara e capaz de se concentrar mesmo quando estão sob estresse ou enfrentando uma crise.

Ansiedade como a de Justin pode aparecer de diferentes maneiras. Em um artigo recente, Victor Morrison, um líder de alto nível com uma riqueza de experiência, escreveu sobre como foi promovido a uma posição desafiadora, as emoções que ele experimentou, e como ele aprendeu a gerenciar suas emoções de forma eficaz. Victor narra as muitas maneiras que emoções angustiantes podem causar problemas, incluindo criticar excessivamente a equipe e controlar demais os subordinados diretos – mesmo quando eles têm uma expertise mais relevante do que a sua.

As conseqüências das emoções fora de controle

Além de não conseguir fazer uma grande venda, o que aconteceria se a ansiedade de Justin também o causasse a criticar excessivamente as pessoas ao seu redor? Provavelmente sua equipe iria reter ideias criativas com medo de serem rejeitadas. A capacidade de um líder de se manter calmo sob pressão é fundamental para o sucesso de todo o grupo. Como uma pesquisa na Yale School of Management mostra, o descontrole emocional de um líder afeta toda a equipe. Se o líder está envolvido e entusiasmado, a equipe também fica, e o desempenho melhora. Mas se o líder não tem habilidades de gestão emocional, sua aflição é contagiosa, e desempenho cai.

Como você pode aprender a gerenciar suas emoções?

A boa notícia sobre as Competências de Inteligência Emocional é que elas são habilidades que você pode aprender. Assim como você pode tomar medidas para melhorar a sua tacada de golfe ou outras técnicas físicas, você também pode fortalecer suas habilidades emocionais.

O que Justin poderia fazer para construir sua habilidade de Autocontrole Emocional? Primeiro, ele precisa saber reconhecer quando está tendo emoções estressantes e de que forma elas causam problemas. Isso requer uma outra Competência da IE, Autoconsciência Emocional, a capacidade de reconhecer seus sentimentos e como eles afetam seu comportamento. Muitas vezes, um passo em direção a essa consciência é o feedback de colegas de confiança ou mentores.

No caso de Justin, isso pode significar que Eva, uma diretora de vendas da empresa com quem ele trabalhou durante anos, poderia dar-lhe algum feedback franco e confidencial. Uma colega desse tipo poderia reconhecer a situação estressante de Justin e perguntar sobre o encontro com Alice e sobre as fofocas que ela ouviu sobre a crescente crítica de Justin aos membros de sua equipe. No início, Justin pode ficar na defensiva. Felizmente, Eva pode ajudá-lo a ver que não importa o quão desafiadora seja uma situação, ele precisa encontrar maneiras de lidar com isso e impedir que tenha impacto no seu trabalho.

Depois de reconhecer que a sua ansiedade está atrapalhando, como Justin poderia gerenciar situações difíceis no futuro? Meu colega George Kohlrieser, Professor de Liderança e Comportamento Organizacional no IMD na Suíça, oferece conselhos em meu novo lançamento, Emotional Self-Control: A Primer. Ele afirma: “A ideia de permanecer calmo, composto e recolhido é aprender os sinais de quando você está prestes a entrar em uma reação exagerada para que você possa evitá-la. Parte disso também é reprogramar seu cérebro para manter a calma. Você pode reprogramar seu cérebro através da meditação da atenção plena, com respirações profundas, ou encontrando maneiras saudáveis ​​alternativas de liberar suas emoções, como escrevê-las. Seja qual for o método que você usar para se acalmar, você precisa praticá-lo regularmente para que seu corpo possa aprender a se acalmar.

Essa é a chave, aprender maneiras de “apertar o botão de pausa” por um tempo suficiente para que você evite entrar em uma reação exagerada. A meditação de atenção plena ensina você a reconhecer pensamentos e sentimentos, mas não se apegar a eles. Você os nota quando eles estão presentes, mas não se deixa levar por eles.

Autocontrole emocional em ação

E se Justin reconhecesse seu nível de estresse e tivesse habilidade na Competência de Autocontrole Emocional? Como ele poderia ter se portado na reunião com Alice? Assim que Justin tivesse sentido sua ansiedade aumentar, ele teria percebido que precisava tomar medidas para manter essa ansiedade controlada. Uma especialista em canoagem de águas brancas uma vez me disse que não é que ela não tem borboletas no estômago quando está prestes a remar em um trecho desafiante, e sim que ela organiza essas borboletas para não saírem do controle. Usando respirações profundas ou atenção plena, Justin poderia notar seus sentimentos e saber que ele tinha uma escolha em como iria responder a eles. Antes de entrar na reunião, ele podia deixar de lado os pensamentos sobre o evento de lançamento do produto, concentrar sua atenção no trabalho que havia feito ao longo do ano para cultivar o relacionamento com a empresa de Alice e manter esse foco. Se ele tivesse feito isso, ele poderia ter saído dessa reunião já a caminho de um contrato importante.

Além disso, esta Competência pode ajudá-lo a dar um passo para trás e resolver o problema real, a fim de evitar as condições que desencadeiam as emoções nocivas. Neste caso, está claro que Justin está sobrecarregado com responsabilidades. Em vez de levar essa ansiedade para seus supervisores e transmitir uma sensação de incapacidade, Justin poderia avaliar toda a situação e propor formas de tornar seu papel mais gerenciável. Talvez fosse caso de contratar um novo funcionário para lidar com certas responsabilidades, ou priorizar melhor o seu tempo. Uma vez que suas emoções estão equilibradas, é muito mais fácil ver o quadro geral e encontrar soluções sustentáveis.

Para obter informações mais detalhadas sobre esse assunto, recentemente publiquei uma cartilha de Autocontrole Emocional. Essa cartilha foi co-escrita por mim e vários colegas respeitados nos campos de Inteligência Emocional, pesquisa e desenvolvimento de liderança. Ela oferece uma visão concisa do Modelo de Competência de Liderança Emocional e Social, e também define como o Autocontrole Emocional é importante no trabalho.

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