14 sinais de que seu chefe te odeia (secretamente, claro)

Seu chefe odeia você ; problemas com o patrão ; gerente mala; problemas no escritório ; carreira ; falta de feedback ;  (Foto: Shutterstock)

Da ausência de um “bom dia” ao interesse zero pela sua viagem à noTailândia, confira alguns sinais que podem evidenciar que você e seu superior não estão alinhados no trabalho.
Quem não gosta de ser apreciado no trabalho – especialmente pela gerência. Afinal, é a chefia que toma decisões ligadas a promoções e aumentos de salário, faz sua avaliação de desempenho e geralmente tem um papel importante na felicidade e no sucesso no escritório.
E o que acontece se seu chefe não gosta de você? “Provavelmente ele não vai dizer isso abertamente aos outros funcionários, já que entende a necessidade de manter um relacionamento profissional e que não se deve ter favoritos no ambiente de trabalho”, diz Michael Kerr, autor do livro “The Humor Advantage” em artigo de Jacquelyn Smith para a Business Insider. “Os sinais podem ser bem sutis – mas em geral são mais facilmente perceptíveis se você ficar ‘procurando’ por eles.”Lynn Taylor, uma especialista em recolocação profissional e autora de “Tame Your Terrible Office Tyrant: How to Manage Childish Boss Behavior and Thrive in Your Job” (algo na linha Dome Seu Tirano Terrível Do Escritório: como gerenciar o comportamento infantil do chefe e progredir no trabalho), diz que você não precisa ser amigão do seu chefe, “mas pode atingir um nível de criatividade e sucesso se sentir que gostam de você, que tem apoio no trabalho e que te respeitam”.
capa

Aqui estão sinais sutis (outros nem tanto) de que seu chefe (secretamente) não gosta de você. É claro que um chefe que tem esse tipo de comportamento tem grandes chances de ser um péssimo líder. E, se ao conferir as dicas, você perceber que é a única “vítima” desse tipo de comportamento, então realmente ele não gosta de você.

  1. Seu chefe nunca pede sua opinião ou o envolve em decisões importantes

Quando seu chefe não o inclui em grandes decisões relacionadas a sua esfera de influência, talvez seja um sinal de que ele não confia na sua opinião. “Toda vez que alguém pede sua opinião, um input, é como se enviassem uma mensagem dizendo: você é valorizado. Fazer o contrário, ou seja, não pedir sua opinião, é como dizer: ‘Eu realmente não ligo para o que você acha’”, diz o especialista Michael Kerr.

  1. Seu chefe faz de conta que você não existe

Se o seu superior não lhe dá “Bom dia” quando você chega ou “Boa noite” quando está de saída, mas não deixa de cumprimentar os outros funcionários, pode ser sinal de que não gosta de você, diz Lynn Taylor.

  1. Seu chefe é “seco” com você e não sorri quando você está por perto

Se você pergunta “Como vai?” e ele responde algo como “Ok” ou “Bem” e ponto final – ou se os e-mails sempre vão direto ao ponto, nunca começando com um “Olá, como vai” ou “Boa tarde”, pode ser um sinal de que seu chefe não está entre os seus maiores fãs. “Se seu chefe dá respostas como se fosse um adolescente de mau humor, esse é um sinal muito forte”, diz Kerr.

  1. Seu chefe não consegue olhar nos seus olhos

É difícil para alguém que está zangado olhar de frente para o “objeto de sua ira”, diz Lynn Taylor. “Quando estão zangados, muitos chefes temem que você possa detectar a hostilidade, então em geral tendem a olhar para o lado e evitar ficar perto de você, sempre que possível”.

  1. Seu chefe foge de você como o diabo foge da cruz

Se você percebe que seu chefe prefere ir pela escada quando você está sozinho esperando o elevador ou então monta seu cronograma de maneira que ele passe o menor tempo possível no escritório a seu lado, esse é um bom sinal de que ele está te evitando.

  1. Seu chefe evita conversar com você sempre que possível e prefere se comunicar por e-mails
    Um bom sinal de que seu superior não gosta de você é a limitação de contato a somente o necessário – o que não inclui, por exemplo, a comunicação cara a cara. Se notar que ele prefere usar e-mails e outras formas de comunicação digital, está aí sua prova.
  2. Seu chefe nunca te convida para participar de reuniões importantes ou projetos especiais

Quaisquer sinais de que você está sendo deixado de lado devem acender o sinal vermelho de que ele tem problemas com você, diz Michael Kerr.

  1. Seu chefe discorda de todas as suas opiniões
    Se cada vez que você abre a boca para dar uma ideia ou opinião, seu chefe corta para dizer que é contra ou discorda (mas não faz isso com outros funcionários), provavelmente ele não vai mesmo com a sua cara.
  2. Seu chefe nunca pergunta sobre sua vida pessoal, só fala de trabalho

Se perceber que seu chefe pergunta aos colegas sobre filhos, férias ou sobre aquele curso de fotografia nas horas vagas, mas jamais mostra interesse por sua vida pessoal, está claro que não quer saber da sua vida – e provavelmente tudo ligado a você, diz Kerr.

  1. Seu chefe só passa tarefas que ninguém quer fazer

Se seu superior lhe passa apenas tarefas “idiotas”, que estariam bem abaixo da sua capacidade ou competência, seria um sinal de que está te encorajando a procurar emprego em outro lugar, diz Taylor.

  1. Seu chefe nunca te dá feedback…

Um chefe que está interessado em fazer com que seus funcionários “cresçam” e desenvolvam suas habilidades sempre dá feedback – bom ou ruim. “A falta de feedback mostra total indiferença em relação ao seu desempenho e possível crescimento desse funcionário”, diz Michael Kerr.

12.… ou só te dá feedback negativo, e normalmente em público
Criticar abertamente seus esforços ou ideias em uma reunião é um grande sinal de desrespeito. Se o seu chefe faz um esforço extra para deixá-lo sem graça na frente dos colegas, as chances são muitos grandes de que ele não gosta mesmo de você.

  1. Seu chefe nunca faz brincadeiras ou piadas que o incluam quando se diverte com o grupo

Fazer brincadeiras com os funcionários é normalmente um sinal de que eles são parte da equipe, no melhor espírito “você é um dos nossos”. Então, quando um chefe nunca se sente à vontade para fazer piadas com você, já sabe.

  1. Seu chefe leva o crédito por ideias que são suas

“Vale dizer que muitos chefes fazem esse tipo de coisa mesmo com funcionários dos quais gostam, mas se seu chefe não gosta mesmo de você, ele pode detestar a menor possibilidade de te dar crédito por seu trabalho ou por suas ideias”, explica Lynn Taylor.

Entendeu agora ou quer que desenhe?  –  Pesquisa: epocanegocios.globo.com

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s