5 passos para ser autoconfiante e conquistar a confiança de qualquer pessoa

por:  Felipe Douglas

Todas as qualidades começam com a autoconfiança, pois sem isso você nunca conseguirá mostrar ao mundo todas as outra

Tudo na vida é baseado em confiança. Mas esta confiança só pode existir se houver algo que possa comprová-la ou que possa sustentá-la.O que poderia ser mais eficaz do que a autoconfiança?Se você é confiante a ponto de convencer os outros que podem confiar em você, isso basta. Mas, se nem você confia em si mesmo, esqueça, não irá conquistar a confiança de ninguém.Os grandes líderes mundiais, os países mais influentes, a economia, a vida profissional, os relacionamentos interpessoais, o relacionamento com seu cônjuge, os cargos de presidência e os de “chão de fábrica”, empresários, investidores, etc.

Todos estes exemplos citados são fortalecidos e alguns deles só existem se houver confiança. A confiança é um principio e serve como moeda, e esta é uma moeda mundial.

Pare e reflita: Quais são as 10 coisas que você gostaria de conquistar neste ano que poderiam ser conquistadas com uma autoconfiança desenvolvida?

Certamente, você terá mais de 10 objetivos que podem ser conquistados através de uma mudança de atitude. Bem, vamos para ação. Ao final deste artigo poderemos ter ciência de como melhorar as atitudes no dia-a-dia, e poderemos ver coisas incríveis acontecerem após colocar em prática esses passos.

Antes de qualquer coisa, você precisa estar ciente que só precisa se comprometer consigo mesmo a fazer disso uma espécie de ritual diário, até que realize esses passos automaticamente, tornando-os um hábito muito valioso para a conquista do seu crescimento.

1º Passo: Acredite em si mesmo

Este passo é a base para todo um trabalho que virá adiante. Pegue uma folha de papel e anote uma lista de coisas que você acha interessante em si mesmo. Coisas como suas qualidades, coisas que o deixam feliz quando realizadas, pessoas que o motivam a ser melhor e tudo que lhe traga alegria.

Perceba que este sentimento lhe trará uma boa áurea, a sua mente trabalhou de forma diferente neste instante, lhe fazendo ser melhor e a acreditar que a vida pode ser maior do que tem sido.

Na mesma lista coloque as pessoas que se sentem felizes quando estão próximas a você, e tente compreender o valor que você tem para elas, descrevendo como elas o veem, de acordo com sua perspectiva.

Isto fará com que você compreenda que é importante para alguém, e começará a enxergar essas coisas positivas em si mesmo. Se possível, procure algum amigo, ou pessoa que você confie e que seja disposta a lhe ajudar, peça para descrever como ela o vê, dando um feedback construtivo.

2º Passo: Seja sincero em tudo que disser e demonstre no olhar e na fala

A maneira mais fácil de ser confiante e de transmitir confiança é falando a verdade. Quando você é verdadeiro é muito fácil transmitir confiança através do olhar e da fala. A forma como você age inconscientemente é externado e todos conseguem compreender a sua verdade.

O interessante é a linguagem corporal que também é capaz de transmitir certa confiança, e firmando que você é uma pessoa a ser acreditada.

Não minta, pois quando você mente está enganando a si próprio, com isso é impossível que você mesmo acredite em você.

Então, seja verdadeiro consigo mesmo. Seja sincero em relação a seus desejos, sentimentos e tudo que envolva você. É uma bela forma de ser saudável a si mesmo e aos outros.

3º Passo: Olhe nos olhos enquanto diz e enquanto escuta

Esta prática é cientificamente comprovada como uma das mais eficazes para se conseguir transmitir e conquistar a confiança de alguém. Uma das práticas essenciais para se criar uma boa relação com qualquer pessoa é ser interessado nela e ser interessante para ela.

Demonstre respeito ouvindo o que ela tem a dizer e estando totalmente focado em se conectar com ela enquanto você fala.

Através do olho no olho consegue-se interpretar suas reações, seu interesse pelo assunto ou até mesmo o inverso.

Caso ocorra o inverso, você poderá ir alterando o assunto até que conquiste 100% da atenção da pessoa. Lembre-se: seja confiante. Isto fará com que você seja interessante para que a pessoa preste atenção em tudo o que você diz a ela.

4º Passo: Seja interessado em conhecer a pessoa

Como mencionado acima, ser interessado e interessante é essencial para que haja conexão e confiança, consequentemente.

Não seja egocêntrico ao conversar com alguém. As pessoas confiantes não ficam falando de si mesmas, de suas conquistas ou qualquer outra coisa que alimente o próprio ego.

Pessoas confiantes fazem as outras se sentirem importantes, especiais e isto faz muita diferença. A partir do momento que você motivar a outra pessoa a se abrir para você, ela estará exercendo confiança e você também.

Uma boa tática para este passo é procurar conhecer o hobby da pessoa, suas preferências musicais, literária, cinema e qualquer outro dado que possa lhe favorecer ao realizar contato e estabelecer confiança.

5º Passo: Não fale muito sobre você, deixe que descubram

Creio que todo mundo já tenha passado por uma situação em que disse sobre si mesmo mais do que devia. A outra pessoa recebeu a mensagem e o interpretou como egocêntrico. Ou seja, a culpa é sua.

Comunicação não é o que você fala, e sim o que o outro entende. E você é responsável por aquilo que a pessoa irá entender. Complexo, né?! Por isso é mais interessante deixá-la se interessar em você e perguntar ou tentar decifrar através da convivência.

Um fato simples e clichê: Confiança é conquistada. Isso requer tempo, habilidade e equilíbrio emocional.

Todas as qualidades começam com a autoconfiança, pois sem isso você nunca conseguirá mostrar ao mundo todas as outras.

Bônus

Vou deixar abaixo algumas dicas para os apaixonados por séries. Estas quatro séries mostram facilmente como a autoconfiança pode gerar poder e sucesso:

1- House of Cards;

2- Suits;

3- White Collar;

4- Mad Men;

5- How To Get Away With a Murderer.

PS: Todas elas são encontradas no Netflix.

Confira neste artigo os beneficios de desenvolver inteligência emocional.

Talvez você já tenha um nível de autoconfiança satisfatório, mas sempre conhecemos alguém que precisa de uma ajuda para poder se superar e subir de nível em alguma área. Compartilhe com esta pessoa, seja interessado nela. Aproveite e a convide para tomar um café. – Fonte: www.administradores.com.br/artigos

sup

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s