3 passos para fazer a sua carreira decolar em 2017

O primeiro passo para contruir uma carreira de sucesso é determinar quais são os objetivos  (Foto: Pexels)

O primeiro passo para construir uma carreira de sucesso é determinar quais são os objetivos

A jornada para o sucesso requer esforço, estratégia e contatos

O ano começou e não há tempo para perder se o objetivo é alcançar sucesso na carreira. A colunista da revista Inc. Sylvia Hewllet enumerou os três passos necessários para que 2017 seja um ano produtivo e repleto de conquistas profissionais. Veja a seguir:

  1. Defina seus objetivos

Construir uma carreira de sucesso é uma jornada cheia de desafios. Para começar a percorrê-la, é preciso ter em mente qual o destino. Um bom senso de direção e bastante força de vontade ajudam, mas, o primeiro e principal ponto é determinar aonde se quer chegar. “O destino que irá fazer com que você insista e se esforce”, diz a colunista.

Um bom caminho para definir os objetivos – já que, para muita gente, o futuro pode ser mais nebuloso e cheio de possibilidades – é explorar múltiplos destinos. “Procure por pessoas que você admira e que te inspiram, mas não se limite àqueles que atuam apenas no seu setor”, aconselha Sylvia. Consultar um mentor pode ser uma boa estratégia para conseguir enxergar o cenário e determinar destinos. “Escreva suas aspirações, não importa o quão modestas ou fabulosas elas são, e descubra como conquistá-las.”

  1. Faça um diagnóstico

Qualquer conquista precisa de um plano detalhado e objetivo para ser alcançada. “Sua cabeça pode estar nas nuvens, sonhando com o sucesso, mas seus pés devem estar no chão”, diz Sylvia. Por isso, ela aconselha a começar a pensar no conjunto de habilidades que poderão ajudar na jornada: “O que você faz excepcionalmente bem? Quais credenciais diferenciam você dos outros?”.

O próximo passo é definir o contexto em que essas habilidades serão úteis. “Considere as seguintes questões: como a missão do seu atual gestor combina com os seus valores e objetivos? A empresa para a qual você trabalha é hierárquica ou horizontal? Existe um plano de carreira para os funcionários? O que é necessário para você ser promovido?”

  1. Procure por patrocinadores

No livro “Esqueça o mentor, encontre um patrocinador”, Sylvia explica a diferença entre mentor e patrocinador. Enquanto o mentor pode ajudar a definir os próximos passos de uma carreira, um patrocinador será alguém que trabalha para a mesma companhia e irá defender uma promoção, além de abrir portas e oportunidades para um funcionário.

Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Inovação de Talentos descobriu que os patrocinadores são capazes de impactar três fatores: aumento salarial, designação de projetos e promoções. “70% dos homens e 68% das mulheres que foram patrocinados sentem que estão progredindo na carreira a um nível satisfatório, enquanto o nível entre aqueles que não têm patrocinadores é de 57%”, diz Sylvia.

E como conquistar um patrocínio? “Um patrocínio deve ser conquistado não apenas uma vez, mas continuamente. Seja pedindo por tarefas dentro da área de atuação do patrocinador, pedindo conselhos de carreira ou contribuindo na área em que ele atua com ideias e sugestões.” Fazer um bom trabalho não é suficiente para conseguir um patrocinador. É preciso trabalhar duro e apresentar características de liderança.

Ter um patrocinador compensará todo o esforço. Sylvia conta a história de Kerrie Peraino, vice-presidente sênior de gestão de talentos global na American Express. Após dar à luz seu segundo filho, a executiva considerou se afastar do trabalho por um tempo. “Foi quando a minha patrocinadora intercedeu por mim”, diz Kerrie. “Ela sabia que eu estava totalmente comprometida com a empresa e o time e me ofereceu um cargo de meio período. Ela estava determinada a me dar o apoio que eu precisava.” – Origem: http://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2017/01/3-passos-para-fazer-sua-carreira-decolar-em-2017.html

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s