Dicas de Marketing para Hotéis e Pousadas 

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Confira neste post a segunda parte das 10 Dicas de Marketing para Hotéis e Pousadas. A ideia nestas dicas é ajudar os donos de hotéis e pousadas que querem aumentar a sua competitividade com os outros hotéis da região.

Caso você não tenha acompanhado a primeira parte clique no link: 10 Dicas de Marketing para Hotéis e Pousadas – 1º Parte

Acompanhe abaixo as últimas 5 dicas:

6 – Usar “de verdade” as Redes Sociais

É chover no molhado dizer “a sua empresa precisa ter presença nas redes sociais”. Quantas vezes você já leu isso? Aposto que muitas vezes! E provavelmente você já criou uma conta nas principais redes sociais para o seu hotel/pousada, mas como você usa as redes sociais? Como você conversa com o seu público? Não adianta apenas criar uma fan page no Facebook e esperar que isso ajude nas vendas. Fan Page “zumbi” só atrapalha!

A Dica é até óbvia, mas serve como alerta: Fan Page Zumbi só atrapalha! Use as Redes Sociais de Verdade!

Faça pelo menos 1 postagem por dia no Facebook (o ideal é 3 por dia). Não caia na tentação de apenas escrever posts do tipo “Venha visitar o nosso Hotel” ou ainda “Faça a sua reserva já!”. Isso é muito chato! Pense no Facebook como sendo uma grande mesa de bar. Você chegaria num bar com seus amigos e gritaria toda hora para eles “Compre! Compre! Compre!” ? Acredito que não! Então não adote esta postura no Facebook.

Crie postagens sobre os pontos turísticos da sua região, sobre a cultura local, eventos da região e datas festivas. Use também fotos inspiradoras para o seu público. Se o seu hotel/pousada possuí um Site com Blog estruturado, aproveite e crie as postagens no Blog e use o Facebook para divulgar as postagens do Blog.

Usar o Instagram também é uma ótima iniciativa. Como esta rede social é baseada em fotos, abasteça ela com diversas fotos dos pontos turísticos da sua região e também com algumas fotos do seu hotel/pousada. Como o Instagram tem a

7 – Estimule a interação online durante a estadia dos seus clientes

O melhor momento para estimular que seus clientes interajam com as redes sociais do seu hotel/pousada é, obviamente, durante a hospedagem deles.

Por que fazer isso? Vamos lá: Iniciando pelo Instagram, que possuí a funcionalidade de # (hashtag), você pode estimular os seus clientes para postarem fotos durante a estadia com uma hashtag específica (ex: #NomedoSeuHotel). Desta forma você terá um álbum colaborativo de fotos!

Já no Facebook, você pode estimular o curtir na sua Fan Page e também que o seu cliente use a funcionalidade de fazer check-in no seu hotel/pousada pela rede social. Por falar nisso, você pode estimular o check-in também na rede social Foursquare. O legal é que via Foursquare você consegue premiar o seu cliente a cada check-in e também premiar o cliente que mais fez check-ins no seu hotel/pousada.

Talvez, você esteja se perguntando: “Ok, mas como estimular os clientes?”

A ideia é usar as próprias dependências do seu hotel/pousada para estimular os clientes. Cole adesivos com QR Code nos quartos, deixe displays personalizados na mesa do café da manhã, etc. A ideia é aproveitar os quartos e as áreas comuns do seu hotel/pousada com estímulos visuais.

8 – Estimule o feedback do cliente

Esta Dica é praticamente uma continuação da dica anterior. A diferença aqui é que o estimulo será para o cliente dar o feedback sobre a hospedagem dele no seu hotel/pousada.

Além de usar o feedback para melhorar o serviço prestado, o feedback serve para dar uma espécie de “aprovação social” sobre o seu hotel/pousada. Quanto maior o número de pessoas falando bem do seu hotel na internet mais fácil será para você conseguir conquistar mais clientes.

Além de usar a Fan Page, o Site e o Foursquare do seu hotel/pousada para publicar os feedbacks, você pode usar os seguintes sites também:

– Trip Advisor
– Google Places

9 – Use a inteligência do Google a seu favor

Atualmente muitas pessoas planejam a sua viagem por conta própria, sem o auxílio de agências de viagem. Esta mudança ocorreu porque hoje é possível pesquisar tudo sobre um determinado lugar pela internet, e especialmente, via Google.

Partindo deste princípio, as buscas mais populares são:

– “Hotéis em [Nome da Cidade]”
– “Pousadas em [Nome da Cidade]”
– “O que fazer em [Nome da Cidade]”
– “Melhores passeios em [Nome da Cidade]”
– [Nome dos pontos turísticos da cidade]

Você pode pesquisar sobre a popularidade das buscas para a sua região em uma ferramenta que o próprio Google disponibiliza, o Google Trends. Clique Aqui para conhecer a ferramenta.

Use e abuse desta ferramenta para conhecer o padrão de buscas para a sua região e, após identificar as palavras-chaves mais buscadas, use todas elas nos textos do seu Site e Blog. Desta forma, as chances do seu site ficar nas primeiras (ou na primeira) página(s) do Google aumentará consideravelmente.

10 – Escreva em seu Blog sobre a região do seu hotel/pousada

Finalizando as 10 Dicas de Marketing para Hotéis e Pousadas, descrevo talvez a dica mais importante: Escreva em seu Blog sobre a região do seu hotel/pousada. Considero esta Dica a mais importante porque ela interliga a grande maioria das outras dicas!

Escrevendo constantemente sobre a região do seu hotel/pousada logo o seu Site se tornará um repositório de conhecimento sobre a cultura local, pontos turísticos, melhores passeios, etc. Desta forma atrairá muitas visitas via Google, pois diversas páginas estarão nas primeiras colocações das buscas.

Além disso, você poderá usar o conteúdo criado para postar nas redes sociais, atraindo mais visitas e fortalecendo ainda mais o seu hotel/pousada na memória dos seus clientes.

Outra forma de usar este conteúdo é via e-mail marketing. Você tem a possibilidade de enviar um e-mail marketing mensal com as “novidades do Blog” para os clientes cadastrados. Assim você estará em contato com os clientes o ano inteiro e sem usar um único discurso chato de “compre, compre, compre”.

Dica Bônus:

Usando todas estas Dicas o seu negócio estará em contato contínuo com os os clientes que já visitaram o seu hotel/pousada, e entre uma mensagem e outra, você deve sim enviar alguma “Promoção Especial” para tentar realizar uma NOVA venda para eles!

Quanto mais personalizada for a Promoção, maior será a probabilidade de vendas! Exemplos:

– Mapeie os feriados regionais e envie um e-mail marketing apenas para os clientes daquela região;

– Para os clientes que viajam em família crie Promoções específicas que envolva hospedagem + algum passeio popular para crianças;

– Para solteiros, crie Promoções na época de eventos mais populares entre solteiros (Ex: Carnaval);

– Aproveite as festas regionais para criar Promoções específicas;

– Crie Promoções específicas para a baixa temporada;

Espero que estas Dicas ajude os pequeno empreendedor do ramo hoteleiro a ser mais competitivos em sua região!

Escrito por Dicas de Marketing

Fonte: Benic – Consultoria de Marketing Digital

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2 thoughts on “Dicas de Marketing para Hotéis e Pousadas 

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