Como tornar sua comunicação interpessoal eficaz

por Hamilton Teruaki*

Já aconteceu de você falar algo e outra pessoa não entender o que disse? Ou, você tem a certeza que não recebeu a mesma informação que seu chefe insiste em dizer que comunicou? Ou, então, ao término de uma conversa você tem a sensação de que não compreendeu nada daquilo que a outra pessoa falou?

Com certeza todos nós já passamos por uma situação semelhante. Isso é conseqüência de uma má comunicação interpessoal.Muitos não se dão conta de que uma comunicação falha ou ineficiente pode trazer grandes prejuízos no desenvolvimento da carreira ou dos negócios. Por isso, a comunicação eficaz tornou-se uma das habilidades que diferenciam os profissionais de sucesso.

A comunicação, na definição do dicionário Aurélio, consiste na “capacidade de trocar e discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vistas ao bom entendimento entre as pessoas”. O ato de comunicar, portanto, sempre envolve a interação de no mínimo duas pessoas e não se resume somente em transmitir algumas palavras, idéias ou ordens. A outra parte precisa compreender aquilo que lhe foi transmitida e com isto levá-la a uma reflexão sobre seu comportamento, atitudes ou pensamentos. “Sem compreensão não houve comunicação” (Keith Davis).

O processo de coaching mostra-se um ótimo exemplo de comunicação eficaz, com questionamentos profundos e obtenção de respostas, os quais conduzem uma das partes a uma nova forma de pensar e agir em relação a determinado problema ou situação.

Portanto, em uma época de constantes mudanças e competição cada vez mais acirrada, o profissional que deseja crescer e alcançar novos patamares não se pode contentar somente com conhecimento técnicos adquiridos na sua formação. É imprescindível estar sempre investindo em atualização e ampliação de seu repertório, principalmente outras habilidades e competências extracurriculares, dentre as quais se destaca a habilidades da comunicação eficaz.

Melhorando sua comunicação interpessoal em 3 passos:

1) Crie um ambiente favorável para o diálogo. Para isto fale menos, ouça mais. Muitas pessoas, por desejarem impor suas idéias ou para se defenderem, não dão a outra pessoa a oportunidade de falar. Para que a comunicação seja eficaz é preciso que os envolvidos no diálogo estejam sempre dando e recebendo informações. Por isso, é preciso atentar aos interesses e necessidades da outra pessoa, deixando-as mais à vontade e abertas para conversar.

2) Seja claro e objetivo. Tem pessoas que falam e falam sem dizer nada. É importante que as informações sejam transmitidas de modo claro e objetivo, evitando-se as distorções da mensagem. Nada pior do que a dubiedade da mensagem.

3) Faça perguntas. Quando há espaço, as perguntas são uma ótima ferramenta para a obtenção de mais informações ou para esclarecer pontos obscuros ou contraditórios. Ajudam confirmar se houve  entendimento daquilo que realmente foi dito ou não pelas partes, evitando-se mal-entendidos posteriores.

“Aperfeiçoar a comunicação é uma habilidade necessária a todos aquele que desejam alcançar melhores resultados na empresa e em suas relações profissionais e pessoais.”  Hamilton T. Mitsumune.

Como está sua comunicação? É eficaz?

 Hamilton Teruaki* MASTER COACH. Formação em Professional & Self Coaching, Business & Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Bacharel em Direito pela PUC/SP. Certificação em Coaching de Carreira e Analista Comportamental. Pós-graduando em Gestão de Pessoas com Coaching. Colunista do Portal Igospel. Palestrante e Treinador comportamental.

http://www.co-criacao.net

https://www.facebook.com/Coach.Hamilton.Mitsumune

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