Adequação e motivação

por Sérgio Luiz

Quando há mudanças em uma organização, como por exemplo a aplicação da tecnologia da informação, nem todos estão aptos a colaborar para que haja uma implementação sem muitas dificuldades. Estas podem acontecer, mas a partir do momento que houve treinamento de qualidade espera-se que o desempenho dos colaboradores seja satisfatório no início e passe a ser mais eficiente à medida que os funcionários vão se habituando ao sistema.

  Mas quando o desempenho dos colaboradores é fraco mesmo após um treinamento é necessário averiguar o porquê desse comportamento, que pode estar ligado à motivação, pois se um colaborador está assim é porque não está mais satisfeito com a função que ocupa, seja porque permanece na mesma há alguns anos ou porque a empresa não tem um plano de carreira para motivar esses funcionários a se empenharem em suas funções.

Em alguns casos certos colaboradores não se preocupam se o que estão fazendo irá prejudicar a empresa como erros de digitação no momento de atualizar o sistema, com isso irão gerar informações imprecisas advindas a negligencia dos funcionários em repassar corretamente os dados para o software. Isto tem como motivo a falta de motivação de trabalhar em uma organização que não se preocupa em desenvolver as competências de seus colaboradores.

Quando um colaborador não tem incentivos para crescer profissionalmente, passa a não se preocupar com a atividade desempenhada, deixando de ficar atento as suas funções, prejudicando não só a organização como todos os colaboradores.

A partir do momento que começa haver problemas internos que vão afetar os clientes externos, estes passarão a não mais querer usar os serviços, então esta organização terá menos dinheiro em caixa e terá que demitir funcionários para não ter prejuízos ainda maiores.

Aos funcionários que cometem esses erros deve-se demonstrar que tais atitudes prejudicarão a empresa como um todo, isso deve feito através de palestras mostrando estatisticamente o quanto todos perdem com esses erros. Porque se não houver envolvimentos dos colaboradores toda a organização fica prejudicada, ou seja, sem o apoio da equipe os processos e as ferramentas tornam-se inúteis, gerando desperdícios para a mesma.

Para que os funcionários sintam-se valorizados é necessário que a organização elabore um plano de carreira para que os colaboradores possam investir em sua carreira profissional sabendo que terão um reconhecimento, seja através de promoções e/ou reajuste salarial. Com isso, não só os funcionários ganham, mas também a organização que passa a ter profissionais mais eficientes e mais preparados a cumprir com as metas estabelecidas pela empresa, que passará a conquistar mais espaço no mercado competitivo e exigente em se encontra atualmente. Fonte: administradores.com.br

Voltar…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s