Planejamento: o segredo do sucesso

 

por Equipe IBC Coaching

Vivemos na era do desenvolvimento pessoal, onde conhecer a si mesmo é de extrema importância. O mundo oferece milhares de oportunidades e vemos diante delas muitas chances para a autorrealização. Os melhores profissionais, contam com um bom planejamento e por tê-lo, se destacam não só no meio corporativo, mas também na vida pessoal.

As corporações precisam de profissionais que saibam planejar e definir metas ousadas porém alcançáveis. O ato de planejar não significa estar livre dos erros, mas o planejamento auxilia a calcular as possíveis falhas e ajuda no preparo para enfrentar as adversidades. Quem planeja, sabe que diante de dificuldades e obstáculos, encontrará formas de superá-los e adquirir experiência. Acreditar no sucesso e se empenhar para tal resultado é um exercício contínuo.

Segundo o economista e professor universitário Jackson de Toni, o planejamento visto estrategicamente, não é outra coisa senão a ciência e a arte de construir maior governabilidade aos nossos destinos, enquanto pessoa ou organizações.

Conseguimos através do planejamento, organizar os objetivos e decisões para que possamos alcançá-los. O ato de planejar deve sempre preceder uma ação. Uma boa maneira para montar seu planejamento é usar de algumas ferramentas da própria administração.

Por ser de fácil entendimento, o 5W2H é muito utilizado para planos de ação e plano de negócios. Essa ferramenta facilita e agiliza as ações. É basicamente um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível. Ele funciona como um mapeamento destas atividades.

O seu nome deriva das iniciais de sete perguntas em inglês. Cinco delas começam com W e as outras duas com H, por isso 5W2H. As respostas para as 7 perguntas te ajudará a fazer um planejamento. A partir daí, será possível monitorar os seus objetivos e suas ações.

Veja como funciona o processo:

– What? – O que será feito (ações, etapas, descrição).

– Why? – Por que será feito (justificativa, motivo).

– Where? – Onde será feito (local).

– When? – Quando será feito (prazo, datas, tempo).

– Who? – Por quem será feito (responsabilidade pela ação).

– How? – Como será feito (método, processo).

– How much? – Quanto custará fazer (gastos ou custos envolvidos).

Implementar um plano de gestão profissional poderá criar as condições propícias para o sucesso profissional e pessoal. Aproveite as dicas e invista no planejamento assertivo de suas ações. Com certeza isso potencializará suas ações e o alcance de resultados extraordinários.

Voltar para página inicial…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s