A moda do compartilhar

por Edgar Gallucci

Hoje vemos muito essa palavra, o compartilhar está frequentemente e diariamente presente em todos os meios disponíveis e acessíveis, sejam eles profissionais ou pessoais. Em redes sociais é a palavra mais usada por todas as tribos, na distância de um clique.

Mas quero escrever um pouco sobre essa moda no âmbito empresarial, mas bem superficialmente, pra lembrar que existe e que está crescendo muito entre as empresas. Até alguns anos atrás, ter esse tipo de atitude, era entregar o “ouro” para a concorrência. Hoje o ato de compartilhar informações e entre muitos outros, é estrategicamente utilizado como uma ferramenta para atrair os clientes para sua marca, para sua empresa, forma de firmar seu espaço na mídia e nas cabeças das pessoas e até porque não dizer, fidelizar clientes e possíveis clientes.

O Google é um exemplo espetacular desse tema e porque não dizer um dos grandes nomes dessa moda e quebras de paradigmas. O software Google Earth com seu compartilhamento de informações geograficos e serviços de geocodificação de forma gratuita, fez com que outras empresas do ramo mudasse suas estratégias para não perder espaço no mercado de GIS (Geografic Information System) ou na tradução SIG (Sistema de Informações Geografica), forçando essas empresas a baixar preços de seus produtos e serviços. Outras empresas mudaram drasticamente suas estratégias e mais além, empresas se lançando nesse mercado que está em contante crescimento por conta dessas mudanças culturais estabelecidas ou porque não dizer impostas pelas gigantes do segmento.

Muitos ainda acreditam que compartilhar uma informação pode ser prejudicial por, de repente, a pessoa que adquirir esse conhecimento fazer melhor uso da informação e ganhar vantagem frente a isso. Isso possivelmente será verdade, portanto, pensar dessa forma a pessoa nunca poderá usufruir dos benefícios que esse ato proporciona, que é a troca de conhecimento, a pessoa que recebe a informação tambem será “forçado” a ceder do seu conhecimento, experiência ou habilidade para o próximo ou em faze-lo em algum outro momento, se tornando um ato comum e de busca por mais conhecimento, sempre se atualizando.

Outro exemplo de compartilhamento é o site Wikipédia, onde o mesmo se define como uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa, ou seja, uma pessoa com qualquer conhecimento, seja ele o mínimo que tiver sobre um determinado assunto, pode compartilha-lo com outras pessoas, sendo que essas informações podem ser editadas por outras pessoas com um pouco mais de conhecimento sobre o assunto, ou seja, pessoas cedendo seu conhecimento e ao mesmo tempo recebendo de volta mais de informação e conhecimento.

Esse assunto, se permitir, fornece muitas discussões positivas e em várias direções, mas tal artigo vale apenas para as pessoas lembrarem de quão isso é importante e produtivo, além de que otimiza seu tempo e de outras pessoas.

Depois que pega gosto em compartilhar ideias, pensamentos, informações, sua sede por conhecimento séra insaciável.

É uma moda que deve continuar…

Fonte: www.administradores.com.br

Voltar para página inicial…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s