Gestão financeira inicia com controle de fluxos

Anotar em planilha todas as despesas pode ser o começo para gerir melhor as finanças do negócio

Cleonildo Mello

Após consultoria, a empresária Andréa Leal aprendeu a colocar todos os gastos na planilha

Em tese todo dono de empresa deveria saber lidar facilmente com os números, mas a prática comprova que o cenário é bem diferente. Elaborar um bom plano de finanças não é algo tão simples, principalmente para quem não está acostumado com os cálculos. No entanto, tudo pode começar em alguns passos. O primeiro deles é ter controle total das despesas. Anotar em uma planilha todas as despesas fixas, como aluguel, folha de pagamento, energia e água.

“É comum os empresários não saberem informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não é feito o registro adequado das transações realizadas”, diz o consultor Henderson César Oliveira.

O segundo passo está relacionado à diferenciação entre o que é receita e o que é lucro, lembrando que lucro é tudo o que sobra após pagar com o faturado todas as despesas explicitas e implícitas do negócio. O terceiro passo seria calcular o capital de giro, ou seja, aquela quantidade de dinheiro necessária para manter a empresa funcionando corretamente durante um determinado período (geralmente um mês), e o caixa mínimo, que, como o próprio nome indica, é o valor mínimo para cobrir as despesas diárias.

Feito isso, o empresário consegue visualizar se a empresa está no vermelho ou se está com uma boa lucratividade, podendo assim planejar as finanças em longo prazo. O ideal é que o planejamento seja feito para 36 meses, porém pode ser anual, podendo sofrer ajustes. Se as atividades proporcionaram uma lucratividade acima de 30%, a recomendação de especialistas é reinvestir no negócio, mas com uma reserva para aqueles gastos de fim de ano, como férias e 13º salário, e imprevistos. Por isso, é tão importante que o planejamento seja feito ainda no início do ano.

O capital da empresa, a sua receita à vista e a prazo, sua lucratividade, rentabilidade, suas despesas e custos são fontes relevantes para tomada de decisão conseqüentemente farão parte do planejamento financeiro da organização. “A empresa toda deve ser levada em consideração como também o mercado que ela atua. Vale salientar que a visão interna da empresa e externa é necessária para um bom planejamento estratégico do empreendimento”, diz consultor.

Foram lições como essas que a engenheira civil Andréa Leal teve de aprender. De uma hora para outra, teve de abdicar dos conhecimentos da engenharia e voltar-se à administração. Em 2006, abriu uma loja de pisos e revestimentos no bairro do Tirol, em Natal, tendo que incluir na rotina de trabalho cálculos de tributos e contabilidade. “Até tinha um certo controle, mas não conseguia manter uma planilha adequada para a realidade da minha empresa”. Após anos de inexperiência, viu que era hora de passar por uma educação financeira. Procurou o Sebrae e ano passado contratou consultoria para melhor gerir essa parte do negócio.

“O planejamento me permitiu ter uma visão geral do meu negócio de forma simplificada, sabendo exatamente quantos dos meus recebíveis eram à vista, cartão de crédito e cheque”, diz a empresária, que passou a ter um controle diário das entradas e saídas, alimentando a planilha diariamente. “Esse planejamento mostra toda a minha movimentação, inclusive em longos períodos. Hoje, já posso prever quanto vou faturar em vendas a crédito e antever os recebíveis, o que me permite programa os débitos futuros”.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s