Como você reage ao receber uma crítica?

A crítica sempre foi algo muito complicado tanto para quem faz, quanto para quem recebe. Seja ela construtiva ou não, reagimos de diferentes formas. Reagimos de formas até inesperadas, digamos assim. Mas você já parou para pensar como você reage? Será que não acabamos exagerando às vezes? Em qualquer lugar que estamos ou vivemos, encontramos pessoas com as quais nos relacionamos e acabamos criando uma certa intimidade para podermos falar o que não falaríamos à pessoas que não conhecemos bem. Daí começam à surgir as críticas, que não são um elefante, mas incomodam muita gente– Me perdoem o trocadilho com a musiquinha, não resisti! – e servem muitas vezes de alerta sobre como estamos nos comportando, no que podemos melhorar, e esses tipos de coisas que todos já sabem. Outras vezes, servem infelizmente só para destruir a autoestima de alguém, o que não é nada bom na minha opinião.

Ao meu ver, quando falamos em “Reagir à uma crítica”; a primeira coisa que nós devemos fazer é entendê-la. Depois pensamos sobre ela. Será que realmente posso melhorar nesse ponto? Consegui entender o que ele quis me dizer? Posso aproveitar isso na minha vida? E depois disso, podemos ter a tal “Reação”; porque podemos acabar criando um grande mal entendido caso entendermos de forma errada o que nos foi dito, concorda?

As críticas são muitos frequentes em nossas vidas.Portanto, se forem positivas podemos prestar atenção, ouvi-las e refletir sobre elas, para quem sabe, podermos fazer uma mudança para melhor em qualquer sentido. As críticas destrutivas sempre nos abalam de algum jeito, por isso devemos reagir sempre da forma mais forte possível, e nos valorizarmos, pois se isso não acontece, qualquer coisa dita à nós, pode acabar com a nossa autoestima.

Uma coisa é certa: Só levamos conosco aquilo que guardamos conosco. Se guardamos coisas boas ou ruins, nós é que iremos decidir e conviver com elas. Então, se recebemos críticas boas vamos procurar guardá-las e pensar sobre elas. Caso recebamos críticas pejorativas, vamos procurar não reagir com agressividade e grosseria. Simplesmente escutamos e damos à pessoa o que ela merece: Nosso silêncio. Lembre-se: Reagir com grosseria nunca resolve nada.

Fonte: http://arthuroarujo.blogspot.com.br/
Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s