Três benefícios da busca do Facebook para os negócios

Recursos da Graph Search abrem caminho para conduzir pesquisas de mercado e identificar públicos-alvo específicos

Tony Bradley, PC World/USA

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, anunciou um plano nesta semana para tornar todos os “Likes”, check-ins, e tags de fotos na rede social realmente significar algo com o lançamento da Graph Search. O serviço está em fase beta, e ainda não está amplamente disponível, mas o conceito tem algumas implicações importantes para as empresas que têm presença no Facebook.

Veja abaixo três maneiras que as pequenas e médias empresas podem se beneficiar do Facebook Graph Search.

1. Comprometimento
O Facebook já é o site onde os usuários passam mais tempo. Um relatório de maio de 2012 sugere que os usuários gastam cerca de 8 horas por mês na rede social – mais do que o dobro da quantidade de tempo consumido com o rival mais próximo. O Facebook também tem cerca de 1 bilhão de usuários registrados, e possui cerca de 150 milhões de visitantes únicos por mês.

O que essas estatísticas significam para as empresas? O que tudo isso tem a ver com a Graph Search? Primeiro, os dados ressaltam o valor do Facebook como plataforma para se conectar com clientes. A raph Search vai dar aos usuários do Facebook ainda mais motivos para que eles passem mais tempo na rede social. As consultas que as pessoas normalmente realizam no Google ou no Bing podem agora ser feitas dentro do Facebook.

2. Pesquisa
O Facebook já representa um repositório global valiosode dados de marketing. As empresas passaram os últimos anos tentando entender como alavancar páginas no Facebook, “Likes”, e outras nuances da rede social para se conectar com clientes e ganhar vantagem competitiva.

O Graph Search dá às empresas uma nova e poderosa ferramenta para mineração de dados de pesquisa de mercado. Uma pesquisa com usuários que curtem a página no Facebook e vivem em uma determinada área será fundamental na alocação de recursos onde eles podem ter maior impacto. Com um pouco de criatividade nas consultas, uma empresa pode aprender todos os tipos de correlações úteis que formam um quadro mais completo de quem são seus clientes e o do que gostam.

3. Marketing
O Facebook Ads já permite focar em um nível bastante granular baseado em uma ampla variedade de atributos. Você pode distribuir anúncios por localização, idade, sexo, interesses, e muito mais.

Assim como os criminosos podem usar o poder do Facebook Graph Search para identificar potenciais vítimas de ataques de phishing com maior precisão, as empresas também podem direcionar seus esforços de marketing para um público com mais precisão. 

A Graph Search tem alguns controles de privacidade integrados, fazendo com que resultados de uma pesquisa de mercado sejam baseadas principalmente em informações que os usuários compartilham com o público em geral – mas muitos usuários não estão cientes dos controles de segurança, são preguiçosos demais para usá-los, ou simplesmente não se importam, então não há muita informação valiosa para ser encontrada por lá.

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