Marketing de relacionamento . Você sabe o que fazer?

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O meio corporativo está cada vez mais voltado para o relacionamento com os consumidores. Com a evolução do marketing, os gestores estão, de fato, mais atentos para a importância de ter uma forma de comunicação mais eficaz e que permita a fidelização, a conquista e até mesmo a recuperação de clientes.

Apesar da evolução deste cenário, muitas empresas ainda não descobriram a melhor forma de estar mais próxima do público-alvo. Algumas, inconscientemente, acreditam que fazer marketing de relacionamento significa instalar uma ferramenta de CRM e disparar uma série de emails marketing.

“O ponto crucial envolve a forma correta de usar as informações dos consumidores e transformá-las em ações estratégicas e com resultados. O marketing de relacionamento vai muito além da tecnologia. Ela é apenas um braço do trabalho, que depende principalmente de uma análise aprofundada do perfil comportamental e de consumo dos clientes e prospects. Com esse estudo, é possível segmentar o público, identificar demandas de mercado e alavancar o negócio”, comenta Estevam Cintra – diretor da DTM Marketing de Relacionamento.

O profissional definiu cinco passos que podem contribuir para que as empresas iniciem um trabalho de forma eficaz:

1) Construir e manter um banco de dados sempre atualizado, rico em informações cadastrais e transacionais da base geral de clientes;

2) Segmentar a base de dados em função do perfil dos clientes. Assim, será possível desenvolver abordagens e ofertas customizadas (aquisição, ativação, rentabilização, retenção e recuperação);

3) Relacionamento é cultura e trabalho de longo prazo. Portanto, é fundamental envolver toda a organização na jornada de criação de uma empresa voltada ao conhecimento profundo dos seus clientes. Todos os colaboradores, principalmente os que lidam diretamente com os clientes, terão que entender a importância do relacionamento;

4) Como parte da estratégia, é importante criar também uma régua automatizada de ações pontuais e contínuas de marketing direto e de relacionamento para os diferentes segmentos de clientes. A empresa pode definir datas estratégicas para contatos com os seus clientes;

5) Monitorar todas as campanhas de marketing realizadas para que seja possível entender os sucessos e os fracassos das ações. Feeling é importante, mas mensuração é fundamental.

6) Não esquecer também, que chegou o momento de monitorar de perto o mundo das mídias sócias. Existem ferramentas específicas para esse nicho e que, aliadas ao estudo dos dados, revelam informações raras.

DTM

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@… A Busca Social na visão dos publicitários

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2 thoughts on “Marketing de relacionamento . Você sabe o que fazer?

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