Deu branco? Veja como as chamadas “conversas paralelas da mente” podem afetar quem fala em público

Van Marchetti

Quem já não passou pela situação de estar diante de uma plateia e começar a imaginar coisas surpreendentes? Para piorar, na maioria dos casos, esses pensamentos são negativos ou sobre o que essas pessoas estão pensando a respeito do que está sendo dito.

Muitos de nós já passamos por isso! No entanto, se não tomarmos as rédeas de nossos pensamentos, isso se tornará um ciclo cada vez mais vicioso e pernicioso para o sucesso de qualquer tipo de apresentação, desde pequenas reuniões até apresentações para públicos maiores.

Esses pensamentos, que na arte de falar em público chamo de “conversas paralelas da mente”, são as gotas de veneno que matam paulatinamente nosso equilíbrio emocional e minam nosso autocontrole. Dessa maneira, gera esquecimentos (o famoso “deu branco”), medo da crítica, autocrítica negativa e anula nossa capacidade natural de comunicação em responder claramente aos questionamentos que venham a surgir.

E o que desencadeia esses pensamentos? Bom, podemos começar por uma pessoa na plateia que parece demonstrar uma expressão de não estar gostando do que falamos. Aí começamos a fantasiar inúmeras possibilidades, principalmente a de que a apresentação está sendo um fracasso. Aí vem a desconcentração, seguida dos esquecimentos. Infelizmente, a tendência da grande maioria das pessoas está em imaginar sempre o lado negativo das coisas.

Então pergunto: por que não pensar que esta mesma pessoa talvez esteja passando por algum problema, algum momento ruim e por isso expressa uma feição não muito feliz? E aí o problema não está em sua apresentação. Ou talvez, realmente a pessoa não esteja gostando do que você diz … mesmo assim, o problema pode não estar em sua apresentação. Temos que ter consciência de que as pessoas tem convicções diferentes entre si. E a partir do momento que considero e assimilo isso, sei que nem sempre posso agradar a todos. Isso é uma questão de auto-respeito, e me reporta imediatamente ao equilíbrio emocional e à segurança em falar em público.

Uma técnica para tirar a “prova dos nove” é conversar com essa pessoa. Isso mesmo! Nessas situações nossa tendência é fugir, mas eu lhe convido a enfrentar. Dale Carnegie tem uma frase que cabe perfeitamente nessa situação: “Enfrente aquilo que mais teme e seu medo irá se derreter”. Pegue um gancho em sua apresentação e faça perguntas à plateia. Dirija-se a algumas pessoas que parecem demonstrar mais conexão com o que você está apresentando e depois a essa pessoa. Veja a reação dela. Isso certamente lhe dará mais segurança emocional em ambos os casos: ela estar concordando ou não com o que está sendo exposto.

O que eu sinto é uma questão de escolha minha, e não de circunstâncias de vida. Se deixo me levar pelo medo e pela insegurança, crio mais medo e insegurança, e deixo de construir sentimentos de segurança e autocontrole. É uma questão de escolha e não de destino.

Falar em público com equilíbrio emocional e desenvoltura pode ser adquirido com treino, muito treino. Os atletas querem vencer e treinam assiduamente. Os atores ensaiam exaustivamente antes da estreia. Então, por que achamos que podemos estar à frente de uma reunião ou de uma apresentação sem nos preparar? Isso é loucura!

Nos preocupamos tanto em nos alimentar de coisas saudáveis. E por que? Porque sabemos que a saúde de nosso corpo é proporcional à qualidade da comida que ingerimos. Portanto, preocupe-se cada vez mais com a qualidade de seus pensamentos, pois são deles que nascem as suas emoções, e como você as administra, te guiam e te conduzem ao fracasso ou sucesso da performance de suas apresentações!

Van Marchetti é consultora, palestrante, facilitadora e instrutora de treinamentos corporativos (http://www.attitudeplan.com.br/)

@leia mais… Segmentos acadêmicos reúnem-se em apoio a candidatura de Gilton Sampaio

Voltar…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s