Como você se vê daqui a cinco anos?

Como você se vê daqui a cinco anos? Essa deve ser a pergunta mais repetida nas entrevistas de emprego atualmente. E nem sempre as respostas são satisfatórias, pois nem sempre os candidatos estão preparados para respondê-la.

Apesar de a resposta parecer simples, ela exige bem mais. Existem várias incógnitas nessa equação. Hoje, proporemos uma reflexão sobre o estado atual e o estado desejado em uma tentativa de levá-lo a resposta “correta”.

Se você não reflete sobre sua vida, seus sonhos e seu futuro, a sua resposta, provavelmente, será artificial. E não é isso que um recrutador procura. Hoje, as empresas estão mudando para conseguir atrair a nova geração de profissionais. O mínimo que elas esperam em troca é comprometimento.

A verdade é que para chegarmos a uma resposta interessante, temos que fazer algo que muitos não gostam: uma autoavaliação.  A autoavaliação, por vezes, é evitada por termos medo de identificar os pontos de melhoria que não enxergávamos em nós.

Também, geralmente, evitamos a reflexão, pois ás vezes, é preferível adiar a resolução dos problemas e empurrá-los para debaixo do tapete.  É preciso se autoavaliar, “encarar” a si mesmo. Se você não se conhece, qualquer projeção de futuro que faça da sua vida pessoal ou profissional soará artificial.

Se você não sabe seus pontos fortes e de melhoria, você não consegue definir estratégias para galgar algo melhor em sua carreira.  E aquele que não conhece a si mesmo, não sonha, dificilmente poderá focar em objetivos reais e agir para realizá-los plenamente.

E sonhar é fundamental para saber quem você vai se tornar no futuro. Pois como disse certa vez a filósofa e escritora russa Helena Blavatsky: o homem faz de si, a imagem de seus sonhos.

Então, como você se vê daqui a cinco anos?

por Equipe IBC Coaching

http://www.ibccoaching.com.br/blog/artigos/como-voce-se-ve-daqui-a-cinco-anos/

 

Voltar…

 

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s