Por que demitir precisa ser tão complicado?

Quando escrevi no meu Blog o artigo “Fui demitido e agora?” não imaginava o impacto que o artigo causaria. Recebi centenas de respostas interessantes. No entanto, quase todos os demissionários, reclamaram a “forma” de como as coisas aconteceram. Por isso, achei interessante falar sobre esse tema.Lamentavelmente, a grande maioria dos líderes não lida muito bem com o tema “demissão”. Empurram com a barriga a decisão e esticam a corda até onde for possível. Enquanto isso, na empresa, o funcionário que pressente o problema, parece um “morto vivo” apenas à espera da decisão fatal.Finalmente, quando o responsável pela má notícia é acionado, o funcionário recebe a notícia da pior maneira. De forma fria e quase sem pudor, é informado que seus serviços estão sendo dispensados. Nem uma palavra de encorajamento, nenhum alento ou algum gesto de empatia. E o problema é quase empurrado escada abaixo, e pronto, trabalho sujo realizado.Caros amigos, as coisas não precisam ser dessa maneira. É claro que as empresas tem o direito de demitir pessoas, mas não precisa ser como um carrasco com seu machado afiado. Liderança eficaz é exatamente o oposto. Tratar as pessoas com respeito, mesmo nesses momentos delicados, pode produzir um efeito positivo na pessoa que está sendo demitida. E principalmente, nunca jogue a culpa em outras pessoas. Como disse muito bem Jim Collins, “faça autopsias, mas não jogue a culpa nos outros”.

Jack Welch comentou várias vezes que demitir um funcionário é complicado e muito difícil. Mas pode ser feito de maneira honrosa e digna para quem está sendo demitido. Um bom líder, atento e comprometido com sua equipe, sabe lidar muito bem quando precisa dispensar alguém. Segundo especialistas, um líder nunca posterga a decisão de demitir um profissional. Sinceramente, não há razões para não dar a notícia tão logo seja possível. Quanto mais postergar, mais difícil será. Só para terem uma ideia de como andam as coisas, acabo de saber por uma reportagem do Uol, que os funcionários da WebJet souberam que estavam demitidos em pleno vôo. É um absurdo.

Não esqueça que o mundo é redondo e gira. Amanhã poderá ser você a ser demitido. Trate seus colaboradores, da mesma maneira que gostaria de ser tratado. Quando as pessoas percebem que trabalham para um líder que trata com respeito pessoas que são demitidas, sentem-se mais confiantes e dispostas a serem lideradas.

“Um líder eficaz, trata as pessoas com respeito, nos bons e maus momentos.” – Anõnimo

Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

.

 Recomende para os amigos…                                                                                           página inicial… 

                        …    

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s