5 dicas para falar bem em público

Falar em público pode despertar certa insegurança em algumas pessoas que não se sentem preparadas, simplesmente, pelo fato de deixarem o sentimento agir ao invés do pensamento. Para André Ortiz, especialista em vendas e diretor da consultoria Oficina do Sucesso, a oratória é imprescindível no mercado de trabalho. Fluência e clareza são fundamentais para uma apresentação de sucesso.

Hoje, qualquer profissional que queira ter sucesso na carreira precisa entender que falar em público é uma consequência do trabalho diário e que, com ela, boas oportunidades de crescimento podem surgir.

Para André, o profissional precisa saber falar, saber fazer uma boa apresentação e, principalmente, saber conquistar o público e falar de forma que ajude o cliente a resolver o problema dele.

“É importante preparar-se para uma apresentação de impacto, pois as oportunidades são únicas. Por isso, quando o profissional tem uma chance para apresentar o seu trabalho, ele deve aproveitar, ao máximo, o tempo estipulado para conquistar o cliente e mostrar que é possível”, afirma.

Segundo André, que também é professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), as pessoas não têm medo de falar em público, mas sim, de errar em público, por isso a importância em controlar o sentimento e o pensamento, ou seja, deixar o pensamento agir sobre o sentimento. Dessa maneira, o profissional saberá criar uma sequência para a apresentação.

Sabendo disso, André deixa cinco dicas para ter uma boa desenvoltura durante uma apresentação no trabalho:

1. Tenha um objetivo: Estude e saiba o que o cliente precisa. Com essas informações, você poderá suprir as expectativas do público e ter um resultado positivo com a oportunidade.

2. Crie um roteiro: Antes da apresentação é fundamental criar um roteiro para facilitar o desenvolvimento do trabalho. Faça um mapa mental e, dentro dele, estabeleça a introdução, o desenvolvimento, que é a argumentação de ideias, e a conclusão, sempre de acordo com o tempo.

3. Conheça o público: Estude e conheça o público para o qual você falará. Isso permite que haja sintonia entre vocês, o que possibilita a conquista do cliente.

4. Dicção e linguagem corporal: Treine a sua dicção e a sua linguagem corporal, que são emoções soltas no ar. Atentar-se aos vícios de linguagem, ao português e as expressões corporais são práticas fundamentais.

5. Tenha autoconfiança: Permita-se errar. Mas, saiba que antes de começar uma apresentação, você precisa, e muito, se preparar, ou seja, ter um objetivo, saber sobre o assunto, conhecer o público e o seu problema e trabalhar para resolvê-lo, mostrar ao cliente que você pode ajudá-lo e sempre apresentar algo novo, que surpreenda positivamente.

 

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