Instagram e suas aplicações aos negócios

O Instagram é uma rede social utilizada para o compartilhamento de fotografia, essa já possui mais de 100 milhões de usuários, segundo os dados divulgados em setembro, e o Brasil é o terceiro país que possui mais usuários dessa rede, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão.

instagram-logo

Fotografia significa desenhar com luz e contraste, segundo a história, essa existe desde os anos 350 a.c. O que nasceu da simples ideia de se desenhar, hoje pode ser utilizado para retratar lugares, demonstrar momentos felizes, e até para fazer negócios de diferentes formas.

Apesar de existir a muitos anos, por volta dos anos de 1960 eram feitas aproximadamente 3 bilhões de fotografias em todo o mundo, já em 1997 com o lançamento da primeira câmera digital, as fotografias em todo mundo saltaram para aproximadamente 86 bilhões. E em 2011, com a proliferação dos smartphones, expansão das redes sociais e os app de fotos, já tínhamos mais de 380 bilhões de fotos em todo mundo.

A verdade que hoje a imagem é base da interação nas redes sociais, seja elas online ou não. No Facebook a Time Line e outros recursos visuais estão utilizando mais imagens. Segundo o próprio Facebook, 70% de todas as suas interações realizadas pelos seus membros são relativas a foto.

O Instagram é uma rede social utilizada para o compartilhamento de fotografia, essa já possui mais de 100 milhões de usuários, segundo os dados divulgados em setembro, e o Brasil é o terceiro país que possui mais usuários dessa rede, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão. Segundo os dados do Instagram Fatcs, as tags mais utilizadas pelo usuários em todo o mundo são #Iphoneography; #Cat; #Sky; #Dog; #Flower e #Food.

Essa rede social permite-nos utilizá-la de diferentes modos para os negócios, entre elas podemos destacar algumas:

A ampliação do alcance de uma marca

alt

A Levi’s Brasil é um ótimo exemplo de como utilizar bem essa rede social. A Levi’s consegue utilizar a rede para realizar a curadoria de conteúdo (mostrando os bastidores de ações desenvolvidas, consumidores e produtos), e consequentemente fazendo com que sua marca seja vista mais vezes.

alt

Outro case interessante que pode ser compartilhado nesse artigo é o da Starbucks. Com mais de 30 milhões de fans no Facebook, e com a fama de uma das marcas mais citadas no Twitter, a Starbukcs utiliza-se do Instagram para compartilhar as fotos. Utilizando a tag #Starbucks nas fotos de seus cafés nos mais diferentes estilos e ambientes, a marca rapidamente ultrapassou mil menções nessa rede social.

Engajar público

A norte-americana General Eletric criou a campanha de engajamento Instagrapher onde conteúdo era gerado pelo consumidor.

alt

A campanha tinha o objetivo interagir com os consumidores da marca, onde a pessoa fotografava algum produto GE que o inspirasse, publicava no Instagram com a tag #GEInspiredMe, se ela ficasse entre as mais votadas ela iria ao álbum no Facebook da marca, onde todos poderiam votar, e a partir daí esse estaria concorrendo a uma viagem ao Reino Unido no valor de $ 11,000.

Outras campanhas que também foram destaque no Instagram foram a da Ford, #Fiestagram, e da Nike, #MakeItCount, as duas tinha como base o conteúdo gerado pelos consumidores da marca.

Dicas para sua marca

Antes de qualquer coisa é necessário avaliar qual é o seu público-alvo. O Instagram é utilizado por jovens, que utilizam outras redes sociais e estão atentos a tendências. Você já pensou em criar conteúdo nessa mídia voltado para esse público?

Avalie essa questão e comece a traçar estratégias para engajar diferentes públicos, ou para atender um segmento específico.

No que se refere a relacionamento, é preciso entender que em todo canal de interação é preciso está preparado a dialogar, nas mais diversas situações. Anteriormente já pode ser visto que o Instagram permite ser utilizado de diversas formas, assim pode-se desenvolver diversas formas de conversação com seus consumidores.

Assim como as outras empresas que já utilizam essa rede há mais tempo, é necessário criar uma identidade visual no Instagram. A marca precisa está exposta, assim como uma descrição bem detalhar sobre o perfil da empresa que estará utilizando aquele canal.

O conteúdo é uma via de mão dupla. Pode ser produzido pela marca, ou pelo o consumidor da marca.

Como vimos anteriormente, existem empresas que aproveitam a rede para postar imagens de bastidores, eventos e até de seus produtos. Entretanto existem marcas que aproveitam o Instagram para desenvolver campanhas para da maior visibilidade a marca. Em campanhas como da General Eletric, Ford e Nike, são utilizadas hashtag como meio de mensurar as ações desenvolvidas.

Monitorar é uma das partes mais importantes de todo o processo. Em ações onde o conteúdo é gerado pelo consumidor da marca, é imprescindível que haja um filtro do que está sendo enviado, pois senão o que era uma ótima ação pode se tornar uma catástrofe.

A mensuração no Instagram é feita através das hashtag, assim uma vez que você coloca uma tag (#) em uma imagem, você possibilita que outras pessoas encontrem o que você postou.

Aproveite as várias funcionalidades dessa rede social que a cada dia está conseguindo mais usuários, e aplique ao seu negócio, seja ele virtual ou do modelo tradicional. Quanto mais atento as tendências nós estamos, mais tempo permaneceremos no mercado.

Voltar ao topo…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s